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'Não há necessidade de chegar de madrugada nas filas', diz presidente da Caixa

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Foto: Antonio Cruz (Agência Brasil)

Durante live no Youtube na tarde desta terça-feira, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, fez um balanço dos números de beneficiados com o auxílio emergencial e reforçou o pedido da entidade para que as pessoas cheguem nas agências durante o horário normal de atendimento, sem necessidade de madrugar e formar longas filas nas primeiras horas da manhã. 

A partir dos próximos dias, a Caixa garantiu que os atendimentos devem ser normalizados nas agências. Com isso, Guimarães reiterou que os clientes não precisam ter pressa.

- Não esperamos mais para o resto da semana um volume tão grande de pagamentos. Teremos uma redução. Não há necessidade de chegar de madrugada na fila, ou na noite anterior. Todas as agências estão abrindo às 8h da manhã e só vamos fechar depois de atender o último brasileiro presente no local - afirmou o presidente da estatal.

Agências da Caixa abrem duas horas mais cedo a partir desta segunda-feira

De acordo com Guimarães, o grande movimento nesta segunda e terça-feira fez com que o maior número de beneficiados tenha recebido o dinheiro nas agências desde o início do período de saques, iniciado na última semana. A quantidade de pessoas beneficiadas neste início de semana foi quase 10 vezes maior do que nos outros dias. 

Se o saque do auxílio não for feito em 90 dias, o valor de R$ 600 voltará ao governo em um primeiro momento. Porém, o beneficiário poderá retirar o dinheiro mesmo depois de os recursos voltarem ao Tesouro Nacional, pois a lei garante o direito ao recebimento de quem teve o cadastro aprovado. De acordo com o Ministério da Cidadania, o procedimento é semelhante a benefícios da Previdência Social, que retornam caso não sejam retirados.

A regra não afeta quem recebe diretamente na conta bancária, de qualquer instituição financeira. Isso porque o governo entende que, nesses casos, o dinheiro já foi sacado. O retorno automático vale apenas para os benefícios depositados nas contas poupança digital da Caixa. Recebe por essa modalidade quem não tem conta em banco ou quem tiver optado por esse canal na hora de pedir o auxílio. 

Na live, foi apresentada uma projeção do total de saques até o fechamento do caixa desta terça-feira:

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Além disso, ainda foram apresentados dados referentes às contas digitais criadas para saque do benefício. Segundo a Caixa, dos cerca de 50 milhões de brasileiros que receberam o auxílio, 18,5 milhões utilizaram os aplicativos de conta digital, sendo que 16,5 milhões já movimentaram o valor recebido em saques, transferências, entre outros. Conforme Guimarães, esse público era o que gerava maior preocupação da entidade.

- Conseguimos normalizar todo o pagamento das pessoas com conta digital. ou seja, aquelas pessoas que não tinham conta em banco antes e que receberam pela primeira vez em uma conta bancária. São pessoas que têm pouca intimidade com o acesso digital e precisávamos dar atenção maior. Vários (desses clientes) estão realizando um saque pela primeira vez na vida - explicou o presidente da Caixa.

Questionado sobre o calendário para o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial, Guimarães disse que "deve ser divulgado nos próximos dias". O presidente do banco reafirmou estar avaliando detalhes do calendário com o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, e que depois a proposta será enviada para aprovação do presidente Jair Bolsonaro.

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COMO CONSULTAR AUXÍLIO
Aqueles que já fizeram a solicitação do auxílio podem consultar a situação dos seus requerimentos e, caso não tenha sido selecionado, saber o motivo da negação. A partir desta segunda-feira, está disponível um portal onde o beneficiado pode acompanhar o seu procedimento: clique aqui para acessar.

Além dos sites do governo, também é possível consultar informações sobre o auxílio no portal e do aplicativo da Caixa.

Confira a live completa realizada nesta terça-feira:

*Com informações da Agência Brasil

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